Fórum Baiano LGBT realiza o IV Seminário de Fortalecimento

21-12-2010 15:53

Fórum Baiano LGBT realiza o IV Seminário de Fortalecimento


COMUNICAÇÃO/FÓRUM BAIANO LGBT
 
Seminário aconteceu em Santo Antonio de Jesus

Terminou neste sábado 18 o IV Seminário de Fortalecimento do Fórum Baiano LGBT. Foi um marco para a história do movimento LGBT da Bahia. Com a participação de mais de 100 pessoas, 54 organizações LGBT e da diversidade sexual, autoridades locais e lideranças de movimentos sociais, o evento elegeu o novo colegiado, previu uma assembléia para atualizar o estatuto e aceitou o pedido de filiação de 23 entidades, o que vai tornar o FBLGBT representante de 50 organizações de todo o estado da Bahia.

A consolidação do Fórum Baiano LGBT como a referência do movimento LGBT não poderia ser foi “apoteótica”, nas palavras do ex-membro do colegiado Ricardo Santana. “Não resta nenhuma entidade de peso de fora dessa alternativa de articulação, estamos chegando aos municípios mais recônditos e nosso reconhecimento na agenda pública não tem paralelos”, afirmou

Integram o novo colegiado eleito as entidades AG8-SAJ, Diadorim, Lilás, Laleska de Capri, Cavaleiros de Shangrilah, Beco das Cores e GHP. Já o Conselho de Ética é composto pela Rede Afro LGBT, Kiu!, ProHomo, Grupo Humanus e GLICH.

O IV Seminário foi marcado pelo diálogo com a diversidade das siglas e das opiniões no movimento LGBT. O maior momento de tensão ocorreu quando a representante do Grupo Diálogo e Diversidade Sexual, Vida Bruno, defendeu a entrada do GGB e de outras novas organizações ainda não-filiadas no colegiado, o que só seria possível com a mudança do estatuto. Resultado do debate, foi chamado para o primeiro semestre de 2011 uma assembléia exclusive para rever e atualizar o estatuto do Fórum Baiano LGBT. Já a sede do próximo Seminário será a cidade de Alagoinhas, que pleiteou pela terceira vez, enfrentou e venceu a estreante Mata de São João.

A cobertura completa do Seminário, fotos e a repercussão no blog do Fórum Baiano LGBT.